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do post:
#Tecnologia
#Vendas
Data de
Publicação:
19/02/2019
Para entendermos a diferença entre os modelos de ecommerce B2B e B2C, primeiro temos que chegar à finalidade de cada uma:
No B2B (business to business) a venda é de empresa para empresa e a finalidade dos produtos vendidos pode ser para consumo da empresa, revenda ou transformação;
Já no modelo B2C (business to consumer) a venda é de empresa para consumidor final que, geralmente, compra para consumo próprio.
Analisando as duas formas já percebemos que a finalidade de venda é diferente e respectivamente o comportamento de compra também. No B2C a compra na maioria das vezes é por impulso, o que não ocorre no B2B que analisa, pesquisa, consome informação até chegar na decisão de compra ou não.
1. Quem pode comprar:
B2C – Qualquer pessoa consegue se cadastrar para efetuar a compra, mas o pedido só sai para entrega após o pagamento;
B2B – Nem todos que queiram comprar, podem conseguir, pois no cadastro há pré-aprovação de crédito. Na maioria das vendas B2B o envio é feito antes de receber o pagamento;
2. Quantidade de compra:
B2C – Como a compra é para consumo próprio, na maioria das vezes, a quantidade é pequena;
B2B – A compra é feita em grande quantidade, então a necessidade de preços melhores para compra em lotes. Um mesmo produto pode ter vários preços que são acionados dependendo da quantidade de compra ou forma de pagamento. Outra diferença é que na compra empresarial muitas vezes é exigido quantidade mínima por produto ou valor total de pedido;
3. Personalização:
B2C – Não requer tanta personalização na compra, pois a compra na maioria das vezes é de produtos diferentes.
B2B – A compra do cliente B2B, normalmente, acontece com certa frequência e esse tipo de cliente espera que a empresa que vende saiba seus hábitos para que possa comprar mais rápido.
4. Necessidade de atendimento:
B2C – Como a venda é mais simples, na maioria das vezes, não há necessidade de atendimento humanizado;
B2B – No início do post falamos sobre o cliente empresarial que pesquisa, precisa entender melhor, lembra? Então, a partir disso temos que entender que esse cliente precisa ter a opção de atendimento com um consultor, até mesmo por uma questão de negociação;
5. Pagamento:
B2C – As formas de pagamento são as tradicionais: cartão de crédito, boleto ou transferência. Mas o pagamento tem que ser feito antes do envio;
B2B – O pagamento depende da pré-aprovação para liberar limites de crédito e formas de pagamento e liberações para entrega e posterior quitação de valores;
6. Estoque:
B2C – A venda é trabalhada com produtos em estoque e o controle é mais simples;
B2B – O controle de estoque na venda B2B é muito mais rigoroso, para não acabar vendendo o que ainda não está no centro de distribuição. Alguns sistemas e-commerce, como o nosso BD2B, tem a opção de previsão de entrega, para que o cliente possa estar informado sobre quando poderá efetuar a compra do produto que, no momento, não está disponível no CD.
NÃO “ADAPTE”
Há muitas outras funcionalidades e diferenças, mas essas são as maiores delas. Não basta tentar “adaptar” um e-commerce B2C e acabar com uma tremenda dor de cabeça, além de diminuir seu potencial de vendas. Afinal, cada plataforma foi criada pensando na melhor forma de sucesso e funcionalidades para uma melhor usabilidade.
Uma pesquisa feita pela forrest research apontou que as vendas por e-commerce B2B ultrapassaram em 3x as vendas online B2C. Muito provavelmente, muitos de seus concorrentes estão à frente com sistemas sem “adaptação”. Não deixe de investir para ter resultados satisfatórios.
Pensando em resultados, efetuamos uma pesquisa entre nossos cases de sucesso da solução de e-commerce B2B e a pesquisa demonstrou que, com a implementação de nosso e-commerce BD2B, houve uma média de incremento nas vendas online de 40%, pelo menos 3% de aumento no faturamento bruto e em torno de 10% de incremento de mix.
E a sua empresa ainda não está online ou precisa de uma solução completa que integra com seu ERP? Sua empresa também pode ser parte dos nossos cases de sucesso. Conheça nosso sistema B2B e deixe que nossos especialistas ajudem sua empresa a vender mais.