Data de
Publicação:
20/12/2018
Devido a elevada oferta de produtos, ou seja, “a lei da oferta e da procura”, o cliente passa a ter poder de decisão de compra. A venda passa a se tornar uma tarefa cada vez mais árdua considerando os fatores levantados acima. É oportuno relacionar as forças convergentes do mercado que transformam a gestão de vendas uma tarefa complexa e levou ao cenário de vendas que vivemos:
- Comoditização: ou seja, os clientes não conseguem ver diferença entre os produtos/serviços do mercado;
- A informação: consumidores cada vez mais exigentes e sofisticados – O acesso facilitado à informações via internet faz com que o cliente consiga realizar uma pesquisa rápida, com isto aumentando o seu poder de barganha na negociação;
- Menor fidelização de marcas – Com maior oferta de produtos similares e com a inflação controlada, experimentar novas marcas passou a ser menos arriscado. Não há mais a necessidade de estocar grandes quantidades, ou seja, o risco de errar diminuiu bastante.
E como resolver estes problemas?
GERAÇÃO DE VALOR
Fica evidente que apesar de uma empresa possuir um produto singular e de qualidade e que a tradicional estratégia de vendas funcione, é necessária a geração de valor como justificativa para a compra. É um diferencial, independente do modelo de vendas. A atividade deixou de ser meramente tática e operacional para ser estratégica, onde a percepção de valor pelo cliente passa a ser fundamental para idealizá-lo.
INOVAÇÃO
Os clientes gostam de novidades. Na era da tecnologia, da rapidez de resposta, a inovação agrega valor ao produto/serviço. Como você pode agregar inovação? Pode ser um adicional em seu produto ou até mesmo na forma de atender. Inove!
ATENDIMENTO CUSTOMIZADO
Um bom atendimento é imprescindível e, com certeza, é o maior gerador de valor. O atendimento começa na venda e o vendedor não deve ser apenas aquela pessoa que tenta vender a partir de um script de vendas fechado e sem personalização. Por isso, a importância de uma equipe bem preparada com profissionais envolvidos. O vendedor precisa se tornar um consultor de vendas.
Após a venda o atendimento não termina, mas se aprofunda mais ainda. Gere relacionamento com seu cliente!
POR FIM, ENTENDA O CLIENTE!
Você já parou para analisar o seu cliente? Quais os anseios dele, quais as dores e como você poderia resolver isso? Você pode estar vendendo um produto que já existe no mercado e percebeu que o seu cliente é muito ocupado, então pode ser interessante oferecer um atendimento em horários flexíveis e de forma mais ágil, por exemplo. Isso pode fazer você se sobressair sobre seus concorrentes. Entender seus clientes pode e deve ser seu diferencial.
Estas são algumas das formas de se tornar preferência para o cliente, mas existem outras formas. E pensando em ajudar nossos clientes a superar estas dificuldades, criamos uma ferramenta de autoatendimento. Comprar passa a ser simples e fácil, sobrando tempo para um atendimento que possa gerar valor na percepção do cliente. Nossa solução integra tudo que falamos neste texto: inovação, geração de valor e atendimento customizado.
POR QUE NÃO SAIR À FRENTE DE FORMA MAIS PRÁTICA E EFICIENTE?
Nosso sistema VersoCommerce é um autoatendimento para que o seu cliente possa fazer os pedidos através do sistema, que se baseia no autoatendimento 24 horas por dia, como os usados em banco. O cliente além de emitir pedidos e orçamentos, pode emitir 2ª via de notas, solicitar negociação de dívidas e muito mais. Assim, gerando inovação no atendimento.
Então você pode se perguntar, como o autoatendimento pode ser customizado? Caso o cliente precise de ajuda, ele solicita atendimento. Após a solicitação, um consultor liga para o cliente e presta a consultoria. Nosso VersoCommerce é integrado com nossa solução VersoCall, a melhor solução para sua equipe comercial, que reúne informações imprescindíveis para um atendimento de relacionamento de excelência. Além de proporcionar à seus atendentes um sistema muito mais prático e ágil dos que os sistemas no mercado, atualmente.
Nossos consultores poderiam ajudar sua empresa
a sair à frente da concorrência.