Data de
Publicação:
10/12/2018
Primeiramente, para falarmos sobre o layout dos centro de distribuição, temos que entender o que são os “CDs”. Para distribuição de nossa produção a maneira mais utilizada é o transporte rodoviário, apesar das situações precárias de nossas rodovias. A utilização de Centros de Distribuições tornam-se vitais para disponibilizar os produtos de maneira mais rápida ao cliente.
Então, os Centros de Distribuições são estruturas para recebimento e estocagem de produtos de diferentes fornecedores para a redistribuição. Portanto, este tipo de instalação viabiliza armazenar mercadorias em maior escala e variedade, possibilitando a distribuição para outros centros, varejo ou até ao consumidor final.
Um Centro de Distribuição possui cinco atividades fundamentais:
- Recebimento: etapa na qual a mercadoria é conferida em sua chegada;
- Movimentação: este processo é responsável pelo descarregamento e endereçamento para a armazenagem;
- Armazenagem: é a estocagem no local adequado;
- Seleção de pedidos: é responsável pela retirada dos produtos do estoque para compor pedidos;
- Expedição: nesta fase os pedidos são conferidos e despachados para o transporte.
As empresas atacadistas têm como principal operação a logística de distribuição, onde constantemente são forçadas a reverem seus processos para se manterem competitivas no mercado.
Contudo, entre os custos operacionais, podemos destacar a atividade de seleção dos pedidos, onde em muitos casos representa mais da metade dos custos totais de um armazém. Pois estudos apontam que aproximadamente 80% de todas as coletas de pedidos são realizadas de forma manual.
Afinal, essas coletas são feitas através dos colaboradores que caminham ou se deslocam pelo depósito utilizando um carrinho a fim de recuperar os itens das prateleiras. Inegavelmente, a seleção de pedidos é uma operação intensa que envolve muitos colaboradores. Portanto, o processo mais caro dentro do depósito.
É possível tornar a seleção de pedidos mais eficiente?
Certamente, mas com as políticas operacionais apropriadas. O tempo necessário para separar um pedido pode ser divido em três fases: o tempo para se deslocar em procura dos itens, o tempo para recolher os itens e as demais atividades. Deste modo existe uma oportunidade de melhora no processo reduzindo as distâncias percorridas pelos colaboradores. Enfim, levando em consideração que mais da metade dos custos de um operador logístico está na seleção de pedidos, existem quatro formas de otimização:
- Layout;
- Armazenamento;
- Definição de rotas;
- Processamento em lotes.
A posição dos produtos dentro do Centro de Distribuição impacta diretamente na atividade de seleção de pedidos. Levando em consideração que o separador poderá ter que se deslocar muito mais do que o necessário para realizar as tarefas.
Em suma, antes de realizar grandes investimentos no intuito de tornar a operação mais rentável verifique como está o processo de análise do Layout dos produtos dentro do Centro de Distribuição.
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